Registro

Obrigações Acessórias do Simples Nacional

|

Como citado no artigo anterior acerca das obrigações acessórias, as mesmas podem sofrer variações entre um regime tributário e outro.

Da mesma forma que o Simples Nacional oferece uma alternativa simplificada de pagamento dos tributos, as obrigações acessórias atribuídas à essa modalidade também são diferentes daquelas associadas ao Lucro Real e ao Presumido.

Assim, segue as obrigações acessórias atribuídas ao Simples Nacional:

DAS

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), é a principal obrigação do Simples Nacional. Isso porque, ele reúne em uma só guia o pagamento de todos os impostos de responsabilidade das empresas optantes por esse regime.

Lembrando que, nas demais modalidades, o empreendedor precisa pagar separadamente cada um dos tributos, em datas e também valores distintos.

Contudo, apesar de ser mais prático, é necessário que o empresário consulte os requisitos atribuídos a ele, no sentido de averiguar se a empresa pode ou não se enquadrar nele. 

DEFIS

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é a responsável por requerer informações básicas sobre as finanças e impostos de uma empresa.

Como as contribuições tributárias do Simples são unificadas em uma única guia, é preciso declarar o Imposto de Renda do empreendimento.

Desse modo, o DEFIS atua na maneira mais simplificada do IR exigindo dados básicos da empresa, bem como os documentos de cada um dos sócios, e os respectivos percentuais de participação. 

DIRF

A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), tem o intuito de retornar os valores do empreendimento que, por sua vez, foram retidos na fonte.

Se a empresa possuir filiais espalhadas em diversas localidades e, alguma delas apresentar um valor referente ao DIRF, todos eles devem ser coletados e declarados pela matriz.

A multa pela não entrega desta obrigação, pode chegar a R$ 500,00. 

eSocial 

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), tem o intuito de reunir dados sobre os colaboradores da empresa.

Deste modo, o documento exige que o empreendimento forneça detalhes sobre a remuneração mensal, contribuições previdenciárias e, principalmente, sobre o FGTS.

Esta é uma alternativa que prevê a fiscalização das condições de trabalho e remuneração dos funcionários, além de simplificar a declaração do grupo de informações para o empreendimento. 

DESTDA

A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DESTDA), se trata de um documento que visa reunir uma série de informações sobre o negócio, iniciando pela distinção do Diferencial de Alíquota entre os Estados de destino e origem.

Além de dispor de informações correspondentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do empreendimento, o DESTDA também tem cunho de auxílio ao Fundo de Combate à Pobreza. 


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Leia também

 Você conhece as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa? Você conhece as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?

22. 10. 2021, Andrezza Espíndola, contadora e mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Estar em dia com seus impostos e de acordo com a legislação evitam futuros problemas com o fisco, mas você sabe quais são as obrigações devidas para estar em dia com o fisco?... continue lendo


 Motivos que podem fazer a empresa ser desenquadrada do Simples Nacional Motivos que podem fazer a empresa ser desenquadrada do Simples Nacional

13. 10. 2021, Andrezza Espíndola, mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Através do Simples Nacional as empresas podem usufruir de uma tributação simplificada e reduzida. Mas você sabe quais os motivos que podem levar ao desenquadramento? Confira aqui!... continue lendo


 Obrigações Acessórias do Lucro Real Obrigações Acessórias do Lucro Real

21. 12. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Quais são as obrigações acessórias atribuídas ao Lucro Real? Vem conferir (:... continue lendo


Categoria: Tributário Empresarial Financeiro Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?idc=74&t=Obrigacoes-Acessorias-do-Simples-Nacional?idc=74&t=Obrigacoes-Acessorias-do-Simples-Nacional

QR code