|
Tendo em vista o crescente desenvolvimento da tecnologia em todos os setores, era de se imaginar que tal evolução chegaria, também, aos serviços contábeis. Afinal, é possível ver que as ferramentas digitais aumentam a capacidade dos contadores de interpretar e relatar dados com mais eficiência e rapidez.
A contabilidade digital representa um novo cenário na dinâmica dos serviços contábeis. Por meio da internet e de softwares online, é possível obter uma maior integração do profissional contábil com seus clientes e fornecedores. Ademais, ao agregar conceitos de automação, inteligência artificial e análise de dados, a contabilidade digital otimiza o trabalho do contador, aumentando, também, a produtividade e diminuição de erros.
Com a contabilidade digital se diminui o fluxo de malotes com documentos físicos, além de análises manuais, digitação e arquivamento, uma vez que os processos de coleta de dados e processamento de informações são feitos em formato eletrônico através da integração do sistema de gestão (ERP) usado pelo cliente com o software contábil utilizado pelo contador.
Um exemplo disso são os extratos bancários ou os lançamentos que o setor financeiro de determinada empresa realiza, que precisam ser escriturados a fim de que no final do exercício essas informações possam ser utilizadas na tomada de decisões, que, agora, podem ser importadas para um sistema que a contabilidade executa suas atividades, permitindo assim, que o profissional contábil analise os lançamentos, adaptando a legislação contábil.
Dessa forma, otimiza-se tempo e qualidade na informação, fazendo com que o contador seja um parceiro dos donos das empresas, e os dois possam ver o crescimento da mesma.
O sistema de integração entre empresas e contadores possibilita o fácil acesso de dados aumentando a eficiência e agilidade dos processos contábeis. Logo, ao agregar a tecnologia à profissão, esses sistemas tornam as tarefas mais eficientes e valorizam o profissional contábil, que passa a ser, também, um consultor.
A proposta da contabilidade digital não é de substituir pessoas por computadores, mas sim, incorporar a evolução tecnológica para aprimorar os resultados. Fato esse que corrobora com o nosso artigo anterior que fala sobre as perspectivas da carreira contábil.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE DIGITAL?
- Aumento da produtividade;
- Redução dos custos;
- Automatização de processos;
- Menos erros;
- Facilidade de acessar e receber arquivos;
- Redução do tempo das tarefas;
- Entrega de informações precisas em tempo real;
- Escalabilidade;
- Valorização do profissional contábil.
Diante disso, é possível concluir que a cada dia que passa, o contador tem a possibilidade de atuar analisando os dados produzidos a cada fato contábil gerado por determinada empresa, e auxiliar os gestores a tomarem as melhores decisões. E dentro desse cenário, a contabilidade digital é a contabilidade moderna, onde a tecnologia produz o que for repetitivo, para que o mais importante seja feito por contadores capacitados: que é a análise das informações geradas.
O modelo de contabilidade digital conecta as empresas aos contadores. Uma medida simples, que contribui significativamente para a melhoria da produtividade, redução de custos e simplificação de processos. Logo, faz-se necessário que o profissional contador conheça as novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado e deixe que elas impulsionem seu negócio.